terça-feira, 6 de junho de 2017

O Coração que tanto tem amado os homens

“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
“Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada”. (Jo 10,34)
“Mas agora, disse-lhes Jesus, aquele que tem uma bolsa, tome-a; aquele que tem uma mochila, tome-a igualmente; e aquele que não tiver uma espada, venda sua capa para comprar uma”. (Lc 22,36)


Die_Vision_des_Herzens_Jesu_der_Seligen_Marguerite_Marie_Alacoque
Em 1675, durante a oitava do Corpo de Deus, Jesus manifestou-Se à Santa Margarida Maria Alacoque, monja de clausura da Ordem da Visitação de Santa Maria. O Senhor mostrou-Se com o peito aberto e, apontando com o dedo seu coração, exclamou: “Eis o Coração que tem amado tanto aos homens…”. Die Vision des Herzens Jesu der Seligen Marguerite Marie Alacoque. Antonio Ciseri (1821–1891). Florenz, Chiesa del Sacro Cuore, Italy. (Wikimedia Commons).

Sensus fidei: Jesus nos conclama para o “bom combate” (ITm 6,12). O combate contra as forças ostensivas e sutis do mal. O combate da Fé.
E, para isso, Nosso Senhor enfrenta o mal do mundo unicamente com o amor divino que jorra de seu Sagrado Coração chagado.
Na terceira aparição ocorrida no mês de junho de 1675, Santa Margarida Maria Alacoque, como numa das tantas vezes em que se encontrava diante do Santíssimo Sacramento, revelou-lhe Deus as graças excessivas de Seu Amor… Então, para instituir um novo apostolado em Sua Igreja, Nosso Senhor mostra-lhe Seu divino Coração e diz:
“Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia. Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares”.
“Prometo-te que Meu Coração se dilatará para derramar os influxos de Seu amor divino sobre aqueles que Lhe prestarem esta honra”.
Mais tarde essa devoção tornou-se reconhecida pela Igreja como a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Dessa sublime devoção floresceu o Apostolado da Oração que tem por finalidade reparar os ultrajes e os pecados cometidos pela ingratidão humana ao Coração de Jesus.
Nessas aparições a Santa Margarida Maria, Nosso Senhor fez doze importantes promessas para todo aquele que acata com generosidade o seu amoroso pedido.

As 12 promessas de Nosso Senhor para todo aquele que dignamente honra seu Sagrado Coração acolhendo generosamente as disposições que Ele próprio determina

1ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.
2ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias ”.
3ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
4ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
5ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
6ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
7ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
8ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.
9ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.
12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
* * *
Em meio aos desvarios de um mundo que se rebela contra seu próprio Deus e Salvador, o Céu não cessa de enviar graças e meios especiais para que alcancemos a salvação de nossas almas, de nossos familiares e até mesmo daqueles que se debatem obstinados pelas estradas do erro e da revolta.
Além da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a Irmã Lúcia de Fátima relata que, em 1917, em meio a peculiar fúria maçônica e o movimento revolucionário anticristão libertário que incendiava igrejas, destruía mosteiros e conventos do mundo em sua agenda de estabelecer sua República universal sem Deus, a própria Santíssima Virgem revelou aos Pastorinhos:
“…para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração” (in Memórias da Irmã Lúcia).
Assim, o objetivo único da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria não é outro senão um penhor do próprio Deus, que nos oferece, talvez, os últimos recursos para a salvação das almas e a conquista da verdadeira paz.


“…para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração” (in Memórias da Irmã Lúcia).
“…para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração” (in Memórias da Irmã Lúcia)

A 13 de junho de 1917, Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos e disse-lhes que voltassem ali no dia 13 de Julho. Uma vez mais lhes pediu que rezassem o Terço todos os dias. E a conversação continuou:
A Lúcia disse: “-Queria pedir-lhe para nos levar para o Céu.”
Nossa Senhora respondeu: “— Sim, a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação; e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu Trono.”
A Lúcia perguntou com pena: “— Fico cá sozinha?”
E Nossa Senhora: “Não, filha. E tu sofres muito por isso? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.”
Lúcia: “Foi no momento que disse estas últimas palavras que abriu as mãos […] pela segunda vez […] À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora estava um Coração cercado de espinhos que parecia estarem-Lhe cravados.
Compreendemos que era o Coração Imaculado de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que queria reparação.”
Cf. http://www.fatima.org/port/essentials/whatucando/pdf/bt012_port_enthronement2.pdf

Ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Na festa de Cristo Rei e nas Primeiras sextas-feiras de cada mês.
Dulcíssimo Jesus, Redentor do gênero humano, lançai os vossos olhares sobre nós, humildemente prostrados diante de vosso altar. Nós somos e queremos ser vossos; e para que possamos viver mais intimamente unidos a Vós, cada um de nós neste dia se consagra espontaneamente ao vosso Sacratíssimo Coração.
Muitos nunca Vos conheceram; muitos desprezaram os vossos mandamentos e Vos renegaram. Benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros e trazei-os todos ao vosso Sagrado Coração.
Senhor; sede o Rei não somente dos fiéis que nunca de Vós se afastaram, mas também dos filhos pródigos que Vos abandonaram; fazei que eles tornem quanto antes à casa paterna, para que não pereçam de miséria e de fome. Sede o Rei dos que vivem iludidos no erro, ou separados de Vós pela discórdia, trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, a fim de que em breve haja um só rebanho e um só pastor.
Sede o Rei de todos aqueles que estão sepultados nas trevas da idolatria e do islamismo, e não recuseis conduzi-los todos à luz e ao Reino de Deus.
Volvei, enfim, um olhar de misericórdia aos filhos do que foi outrora vosso povo escolhido; desça também sobre eles, num batismo de redenção e de vida, aquele sangue que um dia sobre si invocaram.
Senhor, conservai incólume a vossa Igreja, e dai-lhe uma liberdade segura e sem peias; concedei ordem e paz a todos os povos; fazei que de um a outro polo do mundo, ressoe uma só voz: Louvado seja o Coração divino que nos trouxe a salvação! A Ele honra e glória por todos os séculos dos séculos. Amen. (S. S. Pio XI, em 11 de dez. de 1925.)

Ladainha do Sagrado Coração de Jesus

enhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós… 
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus,
Espírito Santo, que sois Deus,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno,
Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, tende piedade de nós… 
Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus,
Coração de Jesus, de majestade infinita,
Coração de Jesus, Templo Santo de Deus,
Coração de Jesus, Tabernáculo do Altíssimo,
Coração de Jesus, casa de Deus e porta do céu,
Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade,
Coração de Jesus, receptáculo de justiça e de amor,
Coração de Jesus, cheio de bondade e de amor,
Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes,
Coração de Jesus, digníssimo de todo o louvor,
Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações,
Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência,
Coração de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade,
Coração de Jesus, no qual o Pai põe as suas complacências,
Coração de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos,
Coração de Jesus, desejo das colinas eternas,
Coração de Jesus, paciente e misericordioso,
Coração de Jesus, rico para todos os que Vos invocam,
Coração de Jesus, fonte de vida e santidade,
Coração de Jesus, propiciação pelos nossos pecados,
Coração de Jesus, saturado de opróbrios,
Coração de Jesus, esmagado de dor por causa de nossos crimes,
Coração de Jesus, feito obediente até à morte,
Coração de Jesus, atravessado pela lança,
Coração de Jesus, fonte de toda a consolação,
Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição,
Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação,
Coração de Jesus, vítima dos pecadores,
Coração de Jesus, salvação dos que esperam em vós,
Coração de Jesus, esperança dos que expiram em vós,
Coração de Jesus, delícia de todos os santos,Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
perdoai-nos Senhor. 
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
ouvi-nos Senhor. 
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
tende piedade de nós. 
V/. Jesus, manso e humilde de coração,
R/. Fazei nosso coração semelhante ao vosso.Oremos. Deus onipotente e eterno, olhai para o Coração de vosso
Filho diletíssimo e para os louvores e as satisfações que Ele, em nome dos pecadores vos tributa; e aos que imploram a vossa misericórdia concedei benigno o perdão em nome do vosso mesmo Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Kýrie, eléison.
Christe, eléison.
Kýrie, eléison.
Christe, audi nos.
Christe, exáudi nos.
Pater de cælis, Deus, miserére nobis… 
Fili, Redémptor mundi, Deus,
Spíritus Sancte, Deus,
Sancta Trínitas, unus Deus,
Cor Jesu, Fílii Patris ætérni, miserére nobis… 
Cor Jesu, in sinu Vírginis Matris a Spíritu Sancto formatum,
Cor Jesu, Verbo Dei substantiáliter unítum,
Cor Jesu, majestátis infinítæ,
Cor Jesu, Templum Dei sanctum,
Cor Jesu, Tabernáculum Altíssimi,
Cor Jesu, domus Dei et porta cæli,
Cor Jesu, fornax ardens caritátis,
Cor Jesu, justítiæ et amóris receptáculum,
Cor Jesu, bonitáte et amóre plenum,
Cor Jesu, virtútum ómnium abýssus,
Cor Jesu, omni laude digníssimum,
Cor Jesu, rex et centrum ómnium córdium,
Cor Jesu, in quo sunt omnes thesáuri sapiéntiæ et sciéntiæ,
Cor Jesu, in quo hábitat omnis plenitúdo divinitátis,
Cor Jesu, in quo Pater sibi bene complácuit,
Cor Jesu, de cujus plenitúdine omnes nos accépimus,
Cor Jesu, desidérium cóllium æternórum,
Cor Jesu, patiens et multæ misericórdiæ,
Cor Jesu, dives in omnes qui ínvocant Te,
Cor Jesu, fons vitæ et sanctitátis,
Cor Jesu, propitiátio pro peccátis nostris,
Cor Jesu, saturátum oppróbriis,
Cor Jesu, attrítum propter scélera nostra,
Cor Jesu, usque ad mortem obédiens factum,
Cor Jesu, láncea perforátum,
Cor Jesu, fons totíus consolatiónis,
Cor Jesu, vita et resurréctio nostra,
Cor Jesu, pax et reconciliátio nostra,
Cor Jesu, víctima peccatórum,
Cor Jesu, salus in te sperántium,
Cor Jesu, spes in te moriéntium,
Cor Jesu, delíciæ Sanctórum ómnium,Agnus Dei, qui tollis peccáta mundi,
parce nobis, Dómini. 
Agnus Dei, qui tollis peccáta mundi,
exáudi nos, Dómini. 
Agnus Dei, qui tollis peccáta mundi,
miserére nobis
V/. Jesu, mitis et húmilis Corde,
R/. Fac cor nostrum secúndum Cor tuum.Orémus. Omnipotens sempiterne Deus, respice in Cor
dilectissimi Filii tui, et in laudes et satisfactiones, quas in
nomine peccatorum tibi persolvit, iisque misericordiam
tuam petentibus, tu veniam concede placatus, in nomine
eiusdem Filii tui Jesu Christi, qui tecum vivit et regnat in
sæcula sæculorum. Amém.

Se meditar sobre a excelência do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria foi útil para você… compartilhe esse artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!